Calendário para as crianças



As crianças pequenas ainda não têm a noção de tempo e os conceitos de semana e mês são bastante abstractos para elas. 

Cá por casa acontece precisamente isso com o nosso filho mais velho, de 5 anos. Está sempre a perguntar quando faz anos, se falta muito tempo para um fim semana em especial, quando começa a primavera, etc.

Resolvemos fazer um calendário em que ele possa assinalar as suas actividades e os dias especiais, começando assim a ter mais noção do tempo a passar, das semanas e dos meses.



Queria um calendário que pudesse ser adaptado a todos os meses e anos. Depois de alguma pesquisa cheguei a um modelo que me parece funcional. Este modelo tem alguma inspiração nos calendários utilizados na pedagogia Montessori, pois pareceu-me ser o que melhor funciona.

Depois de desenhar a base do calendário imprimi em formato A3 e plastifiquei. Em cada dia colei duas bolinhas de velcro onde se irá colar as peças com imagens das actividades ou dos dias especiais. Por cima colei uma tira de velcro para colar o mês e ano corrente. 

A imagens das actividades e dias especiais foram também plastificadas e por trás foi colocado uma bolinha de velcro. 

Os dias do mês e outras informações adicionais serão acrescentadas com caneta de quadro branco ou caneta de acetato, que terá de se apagar com álcool no final de cada mês. 



Senti a necessidade de fazer mais um suporte onde colocar planos para o próximo mês. Assim a criança tem noção do mês seguinte e de algumas comemorações ou actividades que estão previstas. No final de cada mês transpõe-se essa previsão para o suporte do calendário.

Adicionei um espaço para colocar visível todos os meses do ano e haver a percepção da ordem dos meses, espaço para a estação do ano e dois envelopes para guardar as peças do calendário. Para ter sempre as canetas à mão, inspirei-me nesta ideia de porta-canetas e fiz um para colar no suporte. 




Faça download do calendário e respectivas peças clicando nas imagens 
 Calendário

 Peças para calendário




Comentários