sábado, 21 de novembro de 2015

Garrafas sensoriais

As garrafas sensoriais são garrafas que quando são agitadas produzem algum som ou algum efeito visual que estimulam as sensações e sentidos da criança. 

As garrafas devem ser plásticas e transparentes, do tamanho que se desejar e são preenchidas com objectos que despertem a curiosidade e o desejo de observar a cor e o movimento. Normalmente usam-se materiais coloridos ou brilhantes, que reluzem com os movimentos, como missangas, glitter, estrelas, berlindes e lantejoulas. Pode-se também utilizar pequenos bonecos, motivos em eva,  e tudo o que possa ser interessante e que caiba na garrafa. 
As garrafas podem conter água que ajuda a produzir efeitos visuais juntamente com o glitter e lantejoulas ou só ter materiais secos e, desta forma, conseguir efeitos também sonoros. 


Como fazer




Para fazer garrafas diferentes pode variar nos materiais, nos formatos, nas cores e nos temas. Pode atribuir temáticas às garrafas. Por exemplo: 

As estações - em cada garrafa colocar elementos de cada estação e as cores características destas. 


É IMPORTANTE e essencial colar e vedar muito bem a tampa da garrafa e manter as crianças vigiadas enquanto brincam e explorar estas garrafas pois há o perigo de a garrafa abrir ou rebentar e a criança engolir algum material.


Alguns Exemplos







Imagens do Pinterest