DIY Estojo

Um dos objetivos a que nos propomos no Pintas Laranja é o de fazer atividades utilizando, sempre que possível, a reutilização de materiais. Fazemos isso porque achamos que todos nós temos a responsabilidade de ajudar o planeta a recuperar de todas as agressões do Homem ao longo do tempo. 
Assim, decidimos utilizar dois frascos de gel de banho, de uma marca que já por si é amiga do ambiente, em um projeto de regresso às aulas e transformá-las num estojo. 




Vais precisar:

- 2 garrafas ou frascos de plástico
- 1 fecho com a medida do diâmetro da garrafa 
- pistola de cola quente
- 2 pedaços de tecido com 4 cm de altura e um pouco mais comprido que o diâmetro da garrafa
- régua e caneta de acetato
- tesoura ou x-acto




1. Começa por medir a altura que queres que a parte de baixo do estojo tenha e traça com uma caneta de acetato. Corta com cuidado pelo risco. Verifica o tamanho das tuas canetas e lápis para medires a parte de cima do estojo, que deve ficar um pouco mais pequena que a de baixo e corta-a também. 



2. Abre o fecho e dobra as suas pontas, pondo um pouco de cola. Aplica com a cola, o fecho aberto por dentro do frasco que ficará na parte de baixo do estojo. Cuidado para não te queimares. Pede ajuda a um adulto! Quando o fecho der a volta completa ao frasco, a sua ponta deve ficar colada por cima do seu início.

3. Mantém o fecho aberto e aplica-o no frasco que será a parte de cima do estojo, terminando da mesma forma. Vê na fotografia como deve ficar o fecho no final de acabares. 



4. Faz uma bainha nas duas tiras de tecido, dobrando e colando um pouco das pontas para dentro . Isto evita que o tecido se desfie.

5. Cola as tiras no estojo, junto ao fecho mas deixando-o de fora. Se preferires podes utilizar fita decorativa em vez de tecido. 


Podes utilizar esta técnica em garrafas ou frascos de plástico, desde que os consigas cortar com tesoura. Os estojos podem variar de tamanho, podes decorá-los com autocolantes, fita cola decorativa e até os podes pintar com tinta acrílica ou canetas de acetato coloridas. 



Mais ideias de estojos e bolsas com garrafas aqui

Artigo e fotografias de Pintas Laranja 
publicada em Pumpkin.pt

Comentários