terça-feira, 22 de setembro de 2015

Aguarelas Caseiras



É possível fazermos em casa e utilizando ingredientes que costumamos ter na cozinha para fazer materiais de arte. As aguarelas caseiras são fáceis de fazer, são naturais e não são tóxicas. 

Experimentem fazer pois é divertido fazer e usar. É o dobro da diversão!




Vai precisar:

- 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio 

- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco

- 1 colher de sopa de xarope de glucose

- 1 colher de sopa de amido de milho

- taça para misturar

- recipientes para as tintas (ex: tampas, caricas)

- corante alimentar

- palitos ou pauzinhos de gelado





1. Junte na taça as duas colheres de bicarbonato de sódio com o vinagre e misture bem. Acrescente o xarope de glucose e o amido de milho e misture muito bem até ficar uma mistura homogénea. Distribua pelos recipientes. Encha-os só até meio. 





2. Deite algumas gotas de corante em cada recipiente e misture muito bem com o palito. Se quiser uma cor mais forte, adicione mais corante. Pode misturar os corantes para obter outras cores. Faça quantas cores e tonalidades desejar.

3. Deixe as aguarelas ao sol durante dois dias. Depois de secas, é só juntar um pouco de água com o pincel e começar a pintar. Para armazenar as aguarelas deve fecha-las numa caixa ou tapar os recipientes, se for possível. 




Pode fazer o seu xarope de glucose adicionando uma chávena de café de açúcar a meia chávena de café de água, leve ao lume até ferver e dissolver o açúcar. Deixe arrefecer antes de utilizar.


Artigo e fotografias de Pintas Laranja


Passo a passo em video


Este artigo foi publicado em Noctula Channel e Pumpkin.pt