quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Para os passarinhos



Como no verão  passamos mais tempo no exterior (e ainda bem!) vamos continuar a fazer atividades na natureza. Hoje proponho fazer um comedouro e fios de sementes para os nossos amigos passarinhos.


Vais precisar:


- folhas de gelatina sem sabor nem cor

- uma taça e um pauzinho para misturar

- copinhos de iogurte

- óleo alimentar

- 1 taça de alpista e sementes para pássaro

- fio ou corda fina

- frutos secos

- agulha de lã





Comedouros
 

  1. Começa por demolhar a gelatina e dilui-la num pouco de água quente. Mexe bem e deixa começar a solidificar. Depois adiciona as sementes e a alpista e mexe bem com o pauzinho.
  2. Unta os copinhos de iogurte e deita o preparado anterior. Enche pouco os copinhos para que só o fundo fique com as sementes. Alisa um pouco a mistura com o pauzinho. Leva os copinhos ao frigorífico por uma ou duas horas. 
  3. Após esse tempo, desenforma as sementes e deixa secar completamente num prato. Esse processo pode demorar um a dois dias, consoante a temperatura ambiente.  
  4. Logo que os comedouros estejam secos, faz-lhe um pequeno buraco utilizando o pauzinho, para depois passar um fio 


 


Fios de sementes

  1. Escolhe alguns frutos secos grandes e moles que tenhas em casa. Por exemplo: amendoins com casca, ameixas e alperces secos. 
  2. Com a agulha de lã, faz-lhes passar o fio, para que fiques com um colar de frutos.

Quando estiver tudo pronto, escolhe uma árvore que seja num sitio abrigado da chuva, para evitar que esta faça dissolver a gelatina e pede a um adulto que pendure os fios num tronco que não seja muito alto.

Este projeto dá muito comida aos nossos amigos passarinhos durante os meses de frio.







Artigo escrito por Pintas Laranja e publicado em Noctula Channel