segunda-feira, 17 de agosto de 2015

5 Atividades para entreter os miúdos no Verão



Com os miúdos de férias há tanto tempo e o calor a apertar, sente que já faltam ideias para os distrair?

Aqui vão cinco atividades fresquinhas para as crianças de divertirem, e os pais também!

 
  1. Fazer uma bancada de gelados!
Arranje tigelas coloridas, vários sabores de gelados e ingredientes para juntar aos gelados como gomas, bolachas, pepitas de chocolate, cones de bolacha, sombrinhas para enfeitar e colheres coloridas. Depois é só brincarem às geladarias e deliciarem-se!


  1. Pintar com gelo.
Dilua várias cores de guache com água e coloque cada cor num ou dois quadradinhos de uma covette de gelo. Coloque-lhe um pauzinho de gelado antes de pôr no congelador. Quando as cores estiverem em gelo, retire-as da covette e utilizem-nas para pintar. À medida que o gelo vai derretendo, as cores vão intensificando. Atenção que é importante que informe as crianças que a tinta não é comestível. Se tiver receio que mesmo assim a ponham na boca, pode fazer as cores utilizando corantes alimentares em vez de guaches.





  1. Caça ao tesouro.
Espalhe pelo quintal, parque ou pela casa várias recompensas como pequenos brinquedos ou guloseimas. Faça um esboço, mesmo que tosto, da sua casa ou quintal e marque o sítio onde escondeu os prémios. Em alternativa ao mapa, pode escrever várias pistas para que as crianças descubram onde escondeu o prémio. Por exemplo: “Por baixo de onde costumas viver aventuras maravilhosas mas sempre de olhos fechados!“  - debaixo da cama.

 
 
  1. Ovos de gelo
    Ponha um pequeno boneco dentro de um balão de água, encha-o de água e coloque no congelador. No outro dia, corte a ponta do balão e retire-o. Ficará com ovos de gelo com um boneco no meio. As crianças terão de inventar maneiras retirar os bonecos.  Acompanhe-os neste processo e vá orientando as suas ideias. Podem manda-los ao chão, escavar com pauzinhos, colocar sal para ver o ovo derreter, colocá-lo num balde água quente…etc. É uma boa actividade para exercitar a capacidade de resolução de problemas, e experimentar como reage o gelo às várias agressões 

 
  1. Será que flutua? – Arranje um balde com água e alguns objetos de vários materiais. Experimentem quais os objetos e materiais que flutuam, que ficam ensopados, que são impermeáveis, etc. Exemplo de objetos: Pedaço de cortiça, objeto de madeira, barco de papel, esponja, um garfo, …


                                                                          Artigo escrito para a Up to Kids